Total de visualizações de página

sábado, 14 de março de 2015

NECESSIDADE QUE VIROU PAIXÃO

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE DESDE OS SEIS ANOS DE IDADE TRABALHA DENTRO DO MERCADO DE SÃO JOSÉ

Marli Sales - dona do boxe 73 no Mercado de São José
O Mercado de São José é um dos mais antigos do país. Fundado em sete de setembro de 1875, está sitiado no bairro de São José, na cidade do Recife, capital pernambucana. Além de produtos alimentícios, roupas, utensílios para casa e produtos religiosos, o Mercado esconde segredos que nem sempre chega aos olhos e ouvidos dos turistas e moradores que visitam o local.
A emocionante história de vida de Marli Sales, de 46 anos, nos chama a atenção e, desperta a curiosidade de quem para e ouve o seu comovente relato. 
Filha mais nova de uma família de dez irmãos, começou acompanhar os pais quando tinha apenas seis anos de idade. Eles vendiam frango para os comerciantes da área. Algum tempo depois, a família conseguiu a concessão de um box e além de frango, passaram a  negociar outros produtos alimentícios.
A necessidade dos seus pais em manter o local e dele tirar o sustento da numerosa família, nem sempre agradou Marli. “Durante a adolescência pensava que pudesse existir outros meios para prover o nosso sustento. Queria me libertar desse lugar”.
Mesmo em busca dessa tal liberdade, Marli aproveitou sua adolescência para fazer cursos de aprimoramento na área comercial, visando melhorar os negócios da família.

“Hoje eu digo que o 
Mercado de São José 
é a minha vida”

Hoje, a família possui três boxes, sendo que um deles é em comum acordo com os demais irmãos, os outros dois é agora de propriedade da própria Marli.
 Consciente que tudo o que possui hoje, fora graças ao trabalho de seus pais e consequentemente o seu também, a comerciante declara. “Hoje eu digo que o Mercado de São José é a minha vida. Não consigo me ver trabalhando em outro lugar”. Talvez por isso, seja possível encontra-la todos os dias no Mercado de São José.
De domingo a domingo. A jornada é grande, porém incansável. No dia em que não pode ir ao local de trabalho, Marli liga e procura saber como estão as coisas sem a sua presença. “Passo o tempo todo aqui. Minha casa só vou para dormir”, confessa orgulhosa.
O amor que hoje sente pelo seu trabalho e pelo Mercado, a fez lutar por melhorias para o recinto. Criou com a ajuda de um pequeno grupo de comerciantes a Associação dos Locatários Internos do Mercado de São José, da qual já fora presidente.
Um dos principais objetivos da Associação era lutar por melhorias do ambiente de trabalho, bem como conscientizar a população de que o Mercado tem também um valor cultural de extrema relevância para a sociedade pernambucana. Outras conquistas conseguidas pela Associação foram fundamentais para apresentar o lugar como um dos principais pontos turísticos da região: padronização dos boxes; funcionários fardados; banheiros para deficientes físicos; placas informativas em quatro idiomas, dentre outras melhorias; bem como a criação do Espaço da Cultura Popular que serve para orientar os turistas e que visitam o Mercado.
 Desde o momento em que descobrira seu amor pelo Mercado de São José, a comerciante Marli Sales sente-se feliz e confessa não sentir vontade de sair mais de lá.

Reportagem e Foto: Vanusa Lima

Translate